00:00
21° | Nublado

Top 20
Conheça os medicamentos que geraram as maiores receitas de vendas nos Estados Unidos em 2018

Os medicamentos também estão disponíveis no Brasil (Crédito: Reprodução)

Publicado em 22/08/2019

Foi publicada nos Estados Unidos a lista com os medicamentos que geraram as maiores receitas em dólares no país em 2018. Dominam a lista os anticorpos monoclonais para tratamento de câncer, doenças reumáticas e psoríase. Aparecem na lista também os novos anticoagulantes orais, uma nova insulina, a pregabalina para tratamento de fibromialgia e uma nova vacina para pneumonia. Todos estes medicamentos já estão disponíveis no Brasil e sendo usados tanto quanto nos países mais desenvolvidos, já que o nosso governo federal está fornecendo gratuitamente os medicamentos de alto custo.

20. Lantus - Insulina glargina: tratamento do diabetes.

19. Ibrance - Palbociclibe: tratamento do câncer de mama.

18. Tecfidera - Fumarato de dimetilo: tratamento da psoríase e da esclerose múltipla recidivante.

17. Genvoya - cada comprimido contém 150 mg de elvitegravir, 150 mg de cobicistate, 200 mg de emtricitabina e tenofovir alafenamida fumarato equivalente a 10 mg de tenofovir alafenamida: tratamento da infeção pelo vírus da imunodeficiência humana do tipo 1 (HIV-1).

16. GRAN® / Peglasta® / Neulasta® - Kyowa Kirin – Filgrastim - Fator Estimulante de Colônia para Granulócitos (G-CSF) a partir do Amgen e Kyowa Hakko Kirin: é utilizado para diminuir a incidência de infecção durante o tratamento de câncer.

15. Lyrica – Pregabalina: tratamento de dor neuropática, fibromialgia, epilepsia, transtorno de ansiedade.

14. Stelara – Ustequinumabe: tratamento da psoríase em placa e da artrite psoriásica.

13. Prevnar 13 - Vacina pneumocócica 13-valente (conjugada): vacina para pneumonia pneumocócica.

12. Remicade – Infliximabe: é um medicamento usado para tratar pacientes adultos e pediátricos com doença de Crohn, com colite ou retocolite ulcerativa, pacientes adultos com doença de Crohn fistulizante, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite psoriásica e psoríase em placa.

11. Eylea – Aflibercepte: é uma solução que é injetada no olho para tratar uma doença dos olhos chamada degenerescência macular relacionada com a idade neovascular (húmida) em adultos, geralmente referida por DMI húmida.

10. Xarelto – Rivaroxabana: é utilizado no tratamento de trombose venosa profunda aguda, prevenção de embolia pulmonar e prevenção de embolia arterial periférica em algumas arritmias cardíacas. 

9. Rituxan – Rituximabe: é um anticorpo monoclonal quimérico dirigido contra a proteína de superfície celular CD20, encontrada primariamente em linfócitos B. Pode, dessa forma, destruir este tipo celular. É aprovado para tratar pacientes com granulomatose de Wegener (WG) e poliangeíte microscópica (MPA).

8. Avastin – Bevacizumabe:  é um fármaco utilizado na quimioterapia de alguns tipos de câncer. É um anticorpo monoclonal, que bloqueia a ação do VEGF, ou seja, impede o crescimento de vasos sanguíneos que alimentam tumores malignos.

7. Herceptin – Tratuzumabe: tratamento do câncer de mama inicial e avançado e do câncer gástrico avançado.

6. Enbrel – Etanercepte: é um medicamento recombinante humano, utilizado no tratamento de artrite reumatoide, artrite psoriásica, espondilite anquilosante e psoríase em placa.

5. Keytruda – Pembrolizumabe: é indicado como monoterapia para o tratamento de pacientes com melanoma metastático ou irressecável. Também usado para o tratamento de câncer de pulmão de células não pequenas.

4. Opdivo – Nivolumabe: é indicado como monoterapia para o tratamento de pacientes com melanoma metastático ou irressecável. Também usado para o tratamento de câncer de pulmão de células não pequenas.

3. Revlimid – Lenalidomida: é uma droga imunomoduladora, derivada da talidomida, utilizada no tratamento de mieloma múltiplo e da síndrome mielodisplásica. 

2. Eliquis – Apixabana: é utilizado no tratamento de trombose venosa profunda aguda, prevenção de embolia pulmonar e prevenção de embolia arterial periférica em algumas arritmias cardíacas. 

1. O campeão de receita em vendas em 2018 foi o Humira - Adalimumabe: é um medicamento usado como inibidor do fator de necrose tumoral, obtido da imunoglobulina humana para o tratamento de artrite reumatoide, artrite psoriásica, espondilite anquilosante, doença de Crohn, retocolite ulcerativa, psoríase em placas, artrite idiopática juvenil poliarticular.


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?