00:00
21° | Nublado

Um novo medicamento para o tratamento da obesidade

Foto: Reprodução

Publicado em 12/03/2021

A revista Lancet publicou neste mês de março, o resultado do estudo STEP 2. O estudo analisou a eficácia e a segurança do medicamento semaglutida, administrado por via subcutânea uma vez por semana na dose de 2,4 mg, e comparou com um grupo que usou 1,0 mg (que é a dose aprovada para o tratamento de diabetes), e com outro grupo que recebeu placebo, para controle do peso corporal em adultos com sobrepeso ou obesidade, e diabetes tipo 2.

Participaram do estudo, pacientes de 149 clínicas ambulatoriais em 12 países através da Europa, América do Norte, América do Sul, Oriente Médio, África do Sul, e Ásia. Os pacientes foram tratados durante 68 semanas recebendo uma vez por semana 2,4 mg de semaglutida, ou 1,0 mg de semaglutida, ou placebo, mais intervenção para modificação do estilo de vida visando o emagrecimento.

Após as 68 semanas de tratamento, a mudança média estimada do peso corporal, comparando com o peso no início do estudo, foi de -9,6% no grupo que recebeu semaglutida 2,4 mg, versus -3,4% no grupo que recebeu placebo. Ao final do período de 68 semanas, mais pacientes no grupo da semaglutida 2,4 mg do que no grupo placebo, conseguiram uma redução de peso de pelo menos 5%. Foram 267 pacientes de 388 no grupo da semaglutida, versus 107 pacientes de 376 no grupo do placebo.

Eventos adversos foram mais frequentes no grupo da semaglutida do que no grupo do placebo (87,6% versus 76,9%). Eventos adversos gastrointestinais, os quais foram na maioria leves ou moderados, foram relatados em 63,5% dos pacientes com semaglutida, e em 34,3% nos pacientes que receberam placebo.

A conclusão dos autores do estudo foi de que, em adultos com sobrepeso ou obesidade e diabetes tipo 2, a semaglutida 2,4 mg por via subcutânea, uma vez por semana, conseguiu atingir uma redução significativamente maior de peso corporal nos indivíduos adultos estudados, quando comparada com o grupo que recebeu placebo.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!


Sobre o autor

Dr. Jamil Mattar Valente

Médico cardiologista e responsável pela coluna de medicina preventiva do Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?