00:00
21° | Nublado

Fogão traz culinária criativa para o leste da Ilha
Bistrô surpreende pela simplicidade e requinte na Gastronomia

Mayara Packer, da nova geração de chefs do Sul da Ilha, com sua culinária repleta de sabor e criatividade (Foto: Miguel Rosa)

Publicado em 15/10/2022

Quem pensa que o crème de la crème da gastronomia insular se concentra na Bocaiúva e entorno da Beira-Mar Norte e Jurerê Internacional, pode ter uma surpresa se pegar o carro e arriscar uma ida ao leste da Ilha, mais especificamente à área do Novo Campeche.

Um pouco distante do Centro e não menos pitoresco - nada que 20 minutos de carro não resolva -, a área do Rio Tavares e do Novo Campeche teve recentemente uma amplitude gastronômica surpreendente. A começar pelas operações localizadas no Multi Open Shopping, com várias opções de renome e outras que lá fizeram nome. A área leste da Ilha já dá sinais de requinte!

Gin Tônica: a história e o preparo desse drink clássico

Um dos polos diferenciados neste quesito é a charmosa Galeria NC, no novo Campeche. E lá, uma das operações mais surpreendentes é o Fogão Gastronomia. Idealizado e gerido pelos chefs Michael Willian e Mayara Packer, o simpático e agradável local encanta e tem criado diferenciais incomuns, como chefs convidados para festivais especiais.

Mas vamos voltar ao básico, se é que esta palavra se aplica ao Fogão. Com uma elegante culinária criativa com inspiração nas cozinhas italiana e mediterrânea, à base de frutos do mar e insumos regionais, os chefs buscam encantar os clientes. Na tarde do último domingo, fomos conhecer um pouco desta gastronomia.

Contagem regressiva para o Halloween no Antonio`s

Na chegada, fomos recepcionados pela Luana Caballero, duble de hostess e sommelier. Ela nos indicou a mesa e propôs o vinho. Lembram que comentei acima sobre o conceito regional da casa? Pois é. A Luana indicou o vinho para harmonizar com os nossos pratos. Como dissemos a ela que optaríamos por pratos com peixe, ela sugeriu o AMI, da Vinícola Abreu&Garcia, da Serra Catarinense, e fez uma descrição tão boa das uvas que compunham o vinho, que nos convenceu.

A partir daí, iríamos conhecer os pratos no cardápio. Porém, ela nos sugeriu algo ainda melhor: um menu degustação com entradas, e depois um prato principal. Sugestão mais que acolhida, uma vez que estava difícil a escolha, pois só as fotos das entradas já davam água na boca.

O primeiro a ser servido foi o Ceviche de Camarão. O crustáceo é marinado em molho da casa, e acompanham tomates cereja, cebola roxa, pimenta dedo de moça e chips de batata. A combinação estava dos “deuses”. 

Em seguida, degustamos barbatanas de olete (fomos premiados, pois este dia o peixe fazia parte do menu) defumadas, servida com pequenos pedaços de manga, que nos encantou.

E ainda tivemos apetite para duas entradas: a berinjela assada com molho de missô orgânico, e a casquinha de siri temperada com coentro e leite de coco, gratinada com mussarela de búfala, mais que especial (foto à direita).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O prato principal foi uma agradável surpresa! Risoni de siri, uma espécie de risoto, mas com massa de grano duro cozida em caldo de legumes com carne de siri, molho de tomates, alho poró e coentro, finalizado com picles, cebola roxa, aiolli de wassabi e azeite de coentro. Olha, uma degustação de sabores presentes e suaves. A harmonização com o Sauvignon Blanc que a Luana recomendou foi perfeita.

E, para finalizar, as sobremesas. Aí nos esbaldamos em uma mousse de chocolate belga 70%, finalizada com flor de sal e azeite de oliva. And last, but not least (important), o canolli siciliano: uma massa crocante de canela recheada com creme de ricota, suco de limão, creme de baunilha e finalizado com creme de toffle. Simplesmente espetacular!

O espaço é tão agradável e a música ao vivo na área externa tão suave, que nem notamos o tempo passar. Quando vimos, já estávamos no final de tarde de domingo! E que domingo!

Pão: o queridinho das refeições

Se você gostou da nossa reportagem, sugiro conhecer o local. E depois envia uma mensagem para o Jornal, dizendo o que achou.

 

A equipe do Jornal Imagem da Ilha foi conhecer a gastronomia do Fogão a convite da assessoria de imprensa do restaurante. 

 

Serviço: Fogão Gastronomia

Galeria NC, no Novo Campeche

@fogao.gastronomia


Sobre o autor

Hermann Byron

Diretor geral do Imagem da Ilha, e um dos colunista de gastronomia do jornal.


Ver outros artigos escritos?