00:00
21° | Nublado

Você sabia que Vinho Verde não é um vinho? por Eduardo Araújo

Vinho Verde é uma região enorme e muito diversa que produz vinhos altamente variados e gastronomicos, brancos, tintos, rosés, espumantes e até mesmo aguardente. (foto: Internet)

Publicado em 29/02/2024

A região de Vinho Verde fica ao norte de portugal, acima da cidade do Porto que é inclusive a sede da Comissão Regional numa localização privilegiada na "casa mais bonita do Porto" às margem do Rio Douro.

A região termina na divisa com a Espanha, onde não por acaso é a casa da Alvarinho, ou Albariño como chamam a uva por lá em Rias Baixas.

O Verde vem da paisagem, da enorme influência marítima e do sistema de rios que cortam a região vindos das serras à leste, desaguando no Oceano Atlântico.
O sistema de rios é muito importabte e cria micro climas e redecorrando o relevo. Temos por lá rios importantes como o Minho, o Lima, Braga, Cávado, Ave, Sousa e Tâmega. 
Esses vales ajudam o vento fresco penetrar mais adentro.

A região é úmida, com 1200mm de chuva ano e por isso hoje é altamente plantada com uvas brancas, porém, até a decada de 1990 os vinhos tintos dominavam a produção.  Nos seus mais de 17mil hectares a uva mais plantada é Loureiro e a tinta mais plantada é a Vinhão, ou Sousão como chamam na regiõa do Douro. No seu tamanho total é uma das maiores Denominação de Origem (D.O.s) da Europa.

Os solos são majoritariamente graniticos, com alguns veios de xisto.

E, apesar de sempre associarmos Vinho Verde ao vinho leve e simples, levemente gaseificado e muitas vezes com açúcar residual, os estilos são muito variados. Tem os brancos leves e frescos até aos cheios de estrutura com um potencial de guarda incrível, e cada uva e cada sub-região contribue para estas características únicas.

Aliás, são 9 sub-regiões, dentre elas as mais conhecidas são Monção e Melgaço, uma parte na divisa com a Espanha ao Norte, é protegida e perfeita para grandes Alvarinhos. Mas há também a sub-região de Lima, mais marítima, a Loureiro e regiões mais continentais, como Baião, Basto e Amarante para uvas que precisam de mais maturação como a Avesso, Azal e Arinto. E claro as tintas, como a falada Sousão, Alvarelhão, Espadeiro e Padeiro. 

A região de Vinho Verde além de produzir alguns dos melhores brancos de Portugal, tem uma rica tradição cultural, linda gastronomia, paisagens e pode ser um excelente destino turístico. 

E se você ainda acha que os vinhos locais são simples, prove um Sou Alvarinho do Nuno Mira do Ó e Joana Santiago, O vinho é um verdadeiro absurdo!

E a onda de tintos também está trazendo novidades muito interessantes. Ou seja, já passou da hora de redescobrir a região de Vinho Verde.

LEIA TAMBÉM: Para outras colunas Mundo do Vinho, por Eduardo Araújo, clique AQUI

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

 


Sobre o autor

Eduardo Machado Araujo

Certified Sommelier - Court of Master Sommeliers


Ver outros artigos escritos?