00:00
21° | Nublado

CNH Emprego na Pista abre vagas em todo o estado

CNH Emprego na Pista abre vagas em todo o estado
Iniciativa estadual oferece oportunidade de tirar a primeira habilitação e se qualificar para o setor de transporte. (Foto: Tiago Ghizon / Arquivo / SECOM)

Publicado em 28/10/2025

O Governo de Santa Catarina, por meio do Detran/SC, lançou mais uma edição do Programa CNH Emprego na Pista, que oferece vagas gratuitas para obtenção da primeira habilitação, adição de categorias e cursos de qualificação profissional. A iniciativa tem como objetivo facilitar o ingresso de novos condutores no mercado de trabalho e valorizar a formação no setor de transporte.

Sorteio e inscrições gratuitas

As inscrições são totalmente gratuitas e abertas a moradores de diversas cidades catarinenses. Os contemplados serão definidos por sorteio eletrônico no dia 31 de outubro de 2025, às 14h, na sede do Detran/SC, em Florianópolis. A seleção será transmitida ao vivo pelo Instagram oficial do órgão, garantindo transparência no processo.

Mais de 4 mil vagas em todo o estado

Nesta edição, o programa contempla dezenas de municípios com diferentes tipos de vagas — desde a Primeira Habilitação (PPD) nas categorias A e B até cursos de especialização, como o Motofrete (EAR).

Entre as cidades com maior número de oportunidades estão Blumenau, com 765 vagas, Florianópolis (653), Joinville (645) e São José (340). Municípios menores, como Dionísio Cerqueira, Lages, Itajaí e Palhoça, também foram contemplados, assim como localidades do interior, incluindo Urubici, Canoinhas e Xanxerê.

Formação para o mercado de transporte

O curso de Motofrete (EAR), voltado à capacitação de motociclistas que atuam com entregas, é um dos destaques desta edição, somando centenas de vagas em várias regiões. Além disso, há oportunidades para mudança de categoria (D e E), ampliando as possibilidades de atuação profissional de motoristas.

Critérios de participação

Podem participar os candidatos que residem em Santa Catarina há pelo menos dois anos, sejam alfabetizados e tenham a idade mínima exigida para cada categoria de habilitação.

Com o CNH Emprego na Pista, o Estado reforça o compromisso de democratizar o acesso à formação de condutores, promovendo inclusão social e qualificação profissional para um setor essencial da economia catarinense.

 

Leia também:

- Programa abre portas para integração de migrantes em SC

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI