00:00
21° | Nublado

Dia dos Namorados traz otimismo para o setor gastronômico catarinense

Apesar dos desafios econômicos, o setor gastronômico em Santa Catarina mostra sinais de recuperação, com quase 40% das empresas registrando lucro em abril. (Foto: Divulgação)

Publicado em 10/06/2025

O otimismo tomou conta dos bares e restaurantes diante da proximidade do Dia dos Namorados. De acordo com pesquisa da Abrasel, 76% dos estabelecimentos de Santa Catarina esperam faturar mais do que no ano passado — e 21% projetam um crescimento de 11% a 20%. A adesão à data também é alta, com grande parte dos negócios disposta a abrir as portas no dia 12 de junho. A pesquisa foi realizada com empresários do setor entre 12 e 21 de maio.

O cenário que antecede o Dia dos Namorados já mostra sinais de recuperação. Em abril, 39% das empresas do setor registraram lucro, enquanto 41% conseguiram equilibrar suas contas e 19% tiveram prejuízo. Os dados apontam para um segmento que, embora ainda pressionado por custos e instabilidade econômica, está mais fortalecido do que em anos anteriores.

Uma das estratégias para preservar a clientela tem sido reajustar os preços de forma moderada. Segundo a pesquisa, nos últimos 12 meses, 58% dos bares e restaurantes ajustaram os cardápios dentro ou abaixo da inflação, enquanto 33% não fizeram qualquer reajuste. Apenas 9% aplicaram aumentos superiores ao índice oficial.

“O setor continua batalhando para manter os negócios viáveis e isso passa por manter e atrair mais consumidores. Isso faz com que os empresários tenham que se equilibrar entre a rentabilidade e competitividade. Nesse contexto, o Dia dos Namorados é uma data muito importante para impulsionar o faturamento e ajudar a reduzir o impacto de desafios econômicos, como a inflação, principalmente para os estabelecimentos do litoral, que agora caminham para uma baixa temporada”, analisa Juliana Debastiani, presidente da Abrasel SC.

Para aproveitar melhor o potencial da data, a Abrasel lançou a campanha Semana dos Namorados, incentivando os estabelecimentos a ampliarem a programação além do tradicional jantar romântico do dia 12 de junho. A iniciativa inclui uma cartilha com orientações para aumentar o faturamento, com foco em ações como capacitação de funcionários e ambientação.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI