00:00
21° | Nublado

Economia catarinense cresce quase o dobro do Brasil

Economia catarinense cresce quase o dobro do Brasil
Desempenho catarinense é impulsionado por comércio, serviços e indústria em expansão. (Foto: Roberto Zacarias/SecomGOVSC)

Publicado em 24/10/2025

Santa Catarina segue em ritmo acelerado de crescimento. Entre janeiro e agosto de 2025, a atividade econômica do estado registrou alta de 4,9%, segundo dados do Banco Central divulgados na quarta-feira (22). O resultado é quase o dobro da média nacional, que ficou em 2,6%, e coloca o estado na segunda posição do ranking nacional, atrás apenas do Pará (5,4%).

Setores aquecidos e consumo em alta

O desempenho catarinense é impulsionado pelo fortalecimento do consumo interno e pela expansão equilibrada dos setores de indústria, comércio e serviços. O comércio, por exemplo, acumulou crescimento de 6%, índice bem acima da média brasileira de 1,6%. As vendas em supermercados, farmácias e lojas lideraram o avanço.

Na indústria, o aumento foi de 3,3%, enquanto o setor de serviços cresceu 4,2%, também superando o resultado nacional. O destaque ficou para os serviços prestados às famílias, especialmente em bares, restaurantes e hotéis, que continuam em expansão com o aumento da renda e do emprego formal.

Emprego e empreendedorismo sustentam o crescimento

A economia catarinense mantém a trajetória de alta sobre uma base já positiva em 2024, e o cenário é favorecido pela menor taxa de desemprego do país, de 2,2%. Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, esse é um dos principais fatores que sustentam o dinamismo do estado.

“Com mais catarinenses empregados, cresce o poder de compra e o consumo, o que retroalimenta a economia. Além disso, o governo tem atuado para atrair investimentos e fortalecer o empreendedorismo, oferecendo segurança jurídica e condições competitivas para quem quer produzir”, afirma o secretário.

Gestão pública e competitividade

O governador Jorginho Mello atribui o bom desempenho à política econômica adotada pelo estado, que prioriza a parceria entre governo e setor produtivo. “Santa Catarina é um estado que faz o dever de casa. Mantemos os impostos sob controle e damos segurança para quem quer investir e gerar empregos. O resultado é uma economia que cresce mais rápido que a do país”, destacou.

Santa Catarina entre os líderes nacionais

No comparativo do Banco Central, Santa Catarina figura entre os estados de maior expansão econômica em 2025, empatada com Paraná e Goiás (ambos com 4,9%) e à frente de economias mais populosas, como São Paulo (1%) e Rio Grande do Sul (0,5%).

O cenário confirma a força produtiva catarinense e reforça o papel do estado como referência nacional em competitividade, empreendedorismo e qualidade de vida — pilares que continuam sustentando o crescimento mesmo em um contexto econômico desafiador.

 

Leia também:

- INSS devolve valores a 76 mil aposentados em SC

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI