Educação em SC ganha força com investimentos em infraestrutura

O Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina (CPESC), ferramenta que agiliza a resolução de demandas diárias das escolas, teve um aumento de 66,67% nos recursos desde 2023. Com ele, reparos simples como conserto de fechaduras ou goteiras podem ser feitos rapidamente, evitando processos burocráticos.
Os valores destinados a cada escola são proporcionais ao seu porte, com base no Censo Escolar do ano anterior, garantindo transparência e eficiência na distribuição dos recursos. Em 2025, 79 técnicos das 37 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e do Instituto Estadual de Educação (IEE) passaram por capacitação para aprimorar o uso do CPESC.
As ações do Governo de Santa Catarina contemplam também um amplo programa de obras na rede estadual. Desde 2023, 98 intervenções foram concluídas — 16 delas já em 2025 — e outras 147 estão em andamento, com previsão de 116 serem finalizadas ainda neste ano. Os projetos incluem reformas e ampliações, melhorias nas instalações elétricas com construção de subestações, adaptações para acessibilidade, planos contra incêndio, além da construção de quadras esportivas e novas unidades escolares.
O acompanhamento rigoroso dos contratos visa garantir o cumprimento dos prazos e a agilidade na execução das obras. Paralelamente, a Ata de Manutenção Civil tem promovido melhorias preventivas e corretivas para conservar a infraestrutura escolar, preservando o patrimônio e proporcionando melhores condições para o aprendizado.
Esses investimentos refletem a busca por ambientes escolares mais seguros, funcionais e adequados ao desenvolvimento dos estudantes na rede pública estadual.
Da redação
Fonte: RCN
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Outros posts Ver todos
