Medicamento inédito para câncer de mama chega ao SUS catarinense
 
		
		
		
		Santa Catarina recebeu na quinta-feira (23) o primeiro lote do medicamento Trastuzumabe Entansina, tratamento de última geração para o câncer de mama disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). São ao todo 516 unidades, que devem beneficiar mais de mil pacientes. O investimento do Ministério da Saúde é de R$ 159 milhões.
A boa notícia foi anunciada pelo deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, durante a sessão ordinária desta quinta-feira.
Conscientização e prevenção
“No Outubro Rosa, mês que marca a conscientização sobre o enfrentamento ao câncer de mama, não basta apenas refletir sobre essa enfermidade, mas agir efetivamente no seu combate”, afirmou o parlamentar.
Saretta destacou ainda a recente mudança na diretriz do Ministério da Saúde, que passou a recomendar a mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, como um avanço para a saúde pública.
“A nova política nacional permite que mulheres de 40 a 49 anos realizem o exame de mamografia sob demanda, com decisão conjunta entre paciente e profissional de saúde, aproximando o Brasil das recomendações das sociedades médicas internacionais”, explicou.
Para o deputado, a alteração representa “uma vitória da oncologia brasileira”.
“Uma de nossas grandes reivindicações era a inclusão das mulheres dessa faixa etária nos exames preventivos. Vale a pena lutar pelo que acreditamos e pela melhoria da saúde dos catarinenses”, concluiu.
Avanços na causa animal
O deputado Marcius Machado (PL) também usou a tribuna para destacar os resultados da 3ª edição do Fórum Catarinense de Proteção e Bem-Estar Animal, realizada na quarta-feira (22), no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Alesc. O evento reuniu ativistas, protetores e representantes do poder público e da sociedade civil engajados na defesa dos animais.
Para o parlamentar, o principal legado do Fórum é o Programa Pet Levado a Sério, criado pelo Executivo estadual. Segundo ele, 97% dos municípios catarinenses com até 100 mil habitantes já aderiram ao programa.
“Apenas oito municípios não participaram. Para 2026, o orçamento estadual já prevê R$ 14 milhões para o Pet Levado a Sério”, informou.
Machado também destacou o avanço da legislação estadual voltada à causa animal. “Ainda há muitos desafios, mas efetivamente houve avanços”, ponderou.
O vice-presidente da Assembleia, deputado Fernando Krelling (MDB), que conduziu a sessão, reforçou a importância da atuação do Parlamento.
“O Programa Pet Levado a Sério é resultado desse trabalho conjunto. Já são 90 mil castrações realizadas, promovendo o controle populacional de animais domésticos em todo o estado”, afirmou.
Reconhecimento nacional para projeto catarinense
O deputado Mário Motta (PSD) relatou sua participação no ESG Summit Brazil, realizado na terça-feira (21), em São Paulo, onde recebeu o Prêmio ESG Summit Brazil na categoria Governança. O reconhecimento foi concedido ao projeto Plano Mendoza, iniciativa idealizada pelo gabinete do parlamentar.
“Inspirado na cidade de Mendoza, na Argentina — conhecida como a ‘Cidade das Árvores’ —, o plano busca ampliar a arborização urbana nos municípios catarinenses e desenvolver rotas verdes que integrem natureza e cidade”, explicou.
Segundo Motta, Guatambu, no Oeste catarinense, foi o primeiro município a implementar o projeto, e Trombudo Central também aderiu à iniciativa.
“O Plano Mendoza surge como uma resposta urgente aos desafios do crescimento urbano desordenado em Santa Catarina”, observou.
De acordo com o IBGE, apenas 41% das vias urbanas catarinenses possuem arborização — índice abaixo da média nacional.
O parlamentar aproveitou para convidar os colegas a participarem do Seminário “Comunicação que Protege”, realizado pela Alesc por meio do Integra, Comitê Integrado de Paz e Segurança nas Escolas. O evento acontece na quinta-feira (23), a partir das 14h e terá a participação do jornalista Caco Barcellos.
Leia também:
- Comissão aprova fim dos fogos com estampido em SC
Da redação
Fonte: Alesc
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
 
	
	
	
	
	
Outros posts Ver todos
 
	
	
	
	
	
 
		 21° | Nublado
 21° | Nublado

