Mudança no tempo: Defesa Civil alerta para frente fria, temporais e nas temperaturas

A última semana de maio será marcada por mudanças expressivas nas condições do tempo em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil mantém monitoramento constante sobre a atuação de uma frente fria que avança pelo estado entre esta terça-feira (27) e a tarde de quarta-feira (28), provocando instabilidade e aumentando o risco de temporais, especialmente no Grande Oeste.
Com a passagem desse sistema, uma intensa massa de ar seco e frio ingressa no Sul do Brasil, causando uma queda acentuada nas temperaturas em todas as regiões catarinenses. A partir da noite de quarta-feira (28), espera-se frio intenso, com sensação térmica ainda mais baixa no Litoral, onde o vento poderá soprar com rajadas entre 50 e 70 km/h.
Os modelos meteorológicos indicam que as temperaturas mínimas podem ficar bem abaixo de 0°C nas áreas mais elevadas, principalmente nos Planaltos e no Meio-Oeste. Nessas regiões, as condições atmosféricas — com frio intenso e umidade suficiente — favorecem a possibilidade de precipitação invernal, inclusive neve. A maior probabilidade para esse fenômeno ocorre na quinta-feira (29).
Por se tratar de um evento de complexa previsão, a Defesa Civil reforça a importância de que a população acompanhe as próximas atualizações meteorológicas.
Frio intenso até quando?
O frio intenso deve persistir até pelo menos o domingo, 1º de junho. Entre as noites e manhãs, as temperaturas mínimas permanecem bastante baixas em todo o estado. No Extremo Oeste, Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis serrana, os termômetros devem marcar entre 0°C e 5°C. Já no Litoral, as mínimas variam entre 5°C e 10°C. Mesmo com a diminuição das chuvas e o retorno do sol, as tardes seguem frias, com máximas que não ultrapassam os 20°C.
Durante esse período, há condições favoráveis para a formação de geada ampla, inclusive em áreas litorâneas. No interior, a previsão é de geada forte, com possibilidade de congelamento de pistas e tubulações nas regiões mais altas do estado.
A Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina segue atenta aos desdobramentos do tempo e orienta a população a adotar medidas preventivas, como o cuidado com a saúde em função do frio, atenção ao uso de aquecedores e calefação e cuidados redobrados ao trafegar por rodovias em áreas de serra.
Mais informações e atualizações podem ser acompanhadas pelos canais oficiais da Proteção e Defesa Civil e pelas redes sociais do órgão. Em caso de emergência, acione o 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Outros posts Ver todos
