00:00
21° | Nublado

Trânsito: Pedra Branca oferecerá veículo compartilhado para empresas e residenciais

Outros países já adotam o sistema de veículos compartilhados para desafogar o trânsito (Crédito de imagem: Reprodução)

Publicado em 23/01/2015

Buscando alternativas para minimizar a alta demanda de veículos nas ruas, a Pedra Branca Cidade Criativa, em Palhoça, firmou parceria com a PodShare, empresa de compartilhamento de veículos para condomínios, incubada no INAITEC - Instituto de Apoio à Inovação e Tecnologia do Continente. Será o primeiro bairro de Santa Catarina a ofertar o sistema de carro compartilhado e o primeiro no Brasil a disponibilizar este tipo de serviço dentro de um condomínio. A proposta será apresentada no dia 27/01, próxima terça-feira, no Instituto.

A ideia é oferecer primeiramente para as próprias empresas que  atuam no INAITEC, que fica na Pedra Branca e, logo após, tornar esse serviço à disposição das residências. Segundo Rodrigo Magri, cofundador da PodShare, o sistema consiste em fazer locação de carros, com o objetivo de diminuir congestionamentos, trazer mais economia para quem utilizar o transporte e proporcionar comodidade ao utilizar o serviço, além de suprir uma necessidade básica. “Esta nova forma de transporte é também uma alternativa mais sustentável, uma vez que um carro compartilhado economiza e polui menos que 50 carros que estariam circulando nas ruas”, destaca.

Modelo mundial

Estados Unidos e países do continente europeu já adotam esse modelo de carro compartilhado na busca por desafogar o trânsito e gerar mais sustentabilidade.  Para Renato Ramos, Gerente de Negócios da Pedra Branca, “a proposta de transporte compartilhado para as empresas situadas no INAITEC contribui com a mobilidade urbana, pois as pessoas ocupam menos estacionamentos e as empresas não precisam comprar carros próprios para pequenos translados”, afirma.

O veículo

A Hertz – empresa locadora de veículos, é quem fornece o carro para a PodShare, através de uma parceria. O modelo GOL, ano 2014, 1.0, quatro portas, com ar-condicionado, airbag e freios ABS, estará disponível, a um custo de R$18,00 por hora, incluindo gasolina, vaga no prédio, além de higiene e manutenção em dia. Após a reserva, a pessoa recebe um cartão que destrava as portas e, ao entrar no veículo, responde em uma tela interativa, perguntas sobre o estado do carro.

O trajeto não tem restrição, desde que seja intra-urbano, sendo limitadas viagens para outras cidades além da Grande Florianópolis. O carro ainda pode ser abastecido pela própria pessoa que alugar o veículo, em um posto de gasolina já cadastrado pela PodShare. O aluguel pode ser feito através do site da empresa: www.podshare.com.br.

 Da redação