00:00
21° | Nublado

Prazo para MEIs entregarem declaração termina em maio

Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) é obrigatória mesmo para quem não teve faturamento. (Foto: Brenda Rocha/Blossom)

Publicado em 11/05/2025

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) de todo o Brasil têm até o dia 31 de maio para enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). O documento, que apresenta todas as receitas obtidas ao longo do ano, é obrigatório para todos os MEIs que tenham exercido qualquer atividade ao longo de 2024, inclusive aqueles que não tiveram faturamento. A entrega fora do prazo gera multa de 2% ao mês sobre o valor dos tributos declarados, limitada a 20% do total, e com valor mínimo de R$ 50,00.

O vice-presidente executivo de Serviços aos Clientes da Contabilizei, Charles Gularte, orienta que o microempreendedor individual não deixe o envio para a última hora. “A antecipação evita possíveis imprevistos, como congestionamento e instabilidade no sistema de recepção de declaração da Receita Federal. Além disso, fazer com calma ajuda tanto a preencher todas as informações corretamente quanto ainda permite uma revisão final antes de fazer a submissão do documento”, afirma. 

Para enviar a declaração, é necessário:

-Acessar o Portal do Empreendedor e a opção “Já Sou MEI”.
-Selecionar a opção “Declaração Anual de Faturamento” e em seguida clicar em "Entregar a declaração".
-Inserir o CNPJ do MEI e clicar em “Continuar”.
-Selecionar o ano referente à declaração (2024).
-Informar a receita bruta total obtida em 2024.
-Indicar se houve ou não empregados registrados no período.
-Confirmar os dados e clicar em “Transmitir”.

“É importante esclarecer que a DASN e a Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) são obrigações diferentes, sendo que o prazo final desta última é na sexta-feira, dia 30 de maio. O microempreendedor individual que esteja obrigado a declarar o IRPF ainda assim precisa enviar a declaração anual de faturamento”, pontua Gularte.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI