Proposta de novo hino de SC é arquivada na Alesc
A Comissão de Justiça e Constituição da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) arquivou nesta terça-feira (28) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que previa a mudança do hino estadual. Os parlamentares seguiram o voto contrário do deputado Fabiano da Luz (PT), que era contra a alteração.
A proposta, de autoria do deputado bolsonarista Ivan Naatz (PL) e apoiada pelo governador Jorginho Mello (PL), determinava a realização de concurso público para modificar a letra do símbolo estadual. Entre as justificativas para a iniciativa, o parlamentar alegou que a população não compreende o atual hino.
Em contrapartida, o deputado Fabiano da Luz afirmou que a questão da compreensão poderia ser resolvida através da educação escolar. "Além de ser inconstitucional, temos vários problemas prioritários enquanto debatemos a mudança de um símbolo histórico de Santa Catarina", argumentou o parlamentar.
Fabiano lembrou ainda que propostas similares já foram apresentadas em governos anteriores, mas também foram arquivadas.“Um pequeno grupo não pode determinar a mudança de um símbolo estadual só porque ele fala sobre abolicionismo. O nosso hino mostra a diversidade do nosso povo”, acrescenta Fabiano.
A tramitação da matéria foi marcada por pedidos de vista de mais de três deputados, numa tentativa da base governista de adiar a votação. Apesar da estratégia, a maioria dos parlamentares acompanhou o parecer contrário de Fabiano da Luz, resultando no arquivamento da PEC.
Leia também:
- Segurança exemplar marca 40ª Oktoberfest
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Outros posts Ver todos
21° | Nublado


