00:00
21° | Nublado

Reconhecimento facial vai mudar a segurança em SC

Com investimento de R$ 35 milhões, Santa Catarina vai implantar mil câmeras com reconhecimento facial em 60 cidades, reforçando a segurança pública com tecnologia de ponta. (Foto: Ricardo Trida/Arquivo/SECOM)

Publicado em 04/05/2025

Com foco em ampliar a segurança pública e fortalecer o uso da tecnologia no combate ao crime, Santa Catarina vai implantar um sistema de reconhecimento facial em 60 municípios com mais de 25 mil habitantes. A medida é parte de um projeto da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que prevê um investimento inicial de R$ 35 milhões para a compra e instalação de mil câmeras inteligentes.

A decisão de ampliar o uso dessa tecnologia teve como base os resultados obtidos durante o último Carnaval, quando um projeto-piloto permitiu a identificação e prisão de cinco pessoas procuradas pela Justiça. A tecnologia se mostrou eficiente ao cruzar imagens captadas com bancos de dados de mandados de prisão e registros do programa SOS Desaparecidos.

O funcionamento do sistema é simples e ágil: ao captar o rosto de alguém com restrição judicial, o sistema envia um alerta à central de emergências. A partir daí, a equipe policial mais próxima é acionada para fazer a abordagem. O recurso também poderá ser utilizado para localizar pessoas desaparecidas ou em situação de vulnerabilidade, como pessoas em situação de rua.

Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel Flávio Graff, o sistema representa um avanço importante no uso de inteligência artificial a serviço da segurança. “O reconhecimento facial nos permitiu, já no Carnaval, prender pessoas com dívidas com a Justiça. A proposta agora é expandir o uso em todo o Estado. A tecnologia permite cruzar dados e identificar em tempo real pessoas com mandado de prisão ou registros no SOS Desaparecidos.”

Além do uso em áreas públicas, o projeto prevê, futuramente, a aplicação das câmeras em escolas, como forma de proteger alunos, professores e demais servidores. A nova licitação para aquisição dos equipamentos deve trazer ao estado o que há de mais moderno em vigilância inteligente.

A iniciativa reforça a estratégia de Santa Catarina em manter-se como referência nacional em segurança pública, por meio da inovação tecnológica e da integração entre as forças policiais.

 

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI