Segurança exemplar marca 40ª Oktoberfest
A 40ª edição da Oktoberfest de Blumenau encerrou-se com um saldo amplamente positivo na área da segurança pública. Realizada entre 8 e 26 de outubro, a festa reuniu 689 mil visitantes — o maior público registrado nos últimos 16 anos — e consolidou mais uma vez a imagem de Santa Catarina como referência nacional em gestão de grandes eventos com segurança.
Integração e tecnologia a serviço da segurança
O resultado é fruto do trabalho conjunto entre a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Secretaria de Segurança Pública do Estado, órgãos municipais e a comissão organizadora. A atuação coordenada foi reforçada por ferramentas tecnológicas, como o uso de câmeras com reconhecimento facial, drones e sistemas de vigilância integrados. Cerca de 330 câmeras monitoraram em tempo real o Parque Vila Germânica e a Rua XV de Novembro, principais pontos da festa.
O investimento em tecnologia permitiu uma atuação rápida e precisa. O balanço final divulgado pela PMSC mostra que 12 furtos de celulares foram registrados e todos os aparelhos recuperados. As câmeras também ajudaram na identificação e prisão de nove pessoas com mandados de prisão em aberto. “Passaram mais de 600 mil pessoas pela festa e ninguém perdeu o celular. Todo mundo curtiu em segurança, e essa é a marca que Santa Catarina deixa para milhares de visitantes”, destacou o governador Jorginho Mello.
Operação planejada e efetivo ampliado
Com planejamento antecipado, o 10º Batalhão de Polícia Militar contou com reforço de agentes de diferentes regiões do estado e apoio de unidades especializadas. Participaram da operação equipes do Tático, Rocam, Cavalaria, Canil e o Batalhão de Aviação (BAPM), que garantiram cobertura aérea e terrestre em toda a área do evento.
Além do policiamento no interior do parque, houve fiscalização rigorosa nas vias de acesso, especialmente quanto ao cumprimento da Lei Seca. A presença ostensiva das forças de segurança contribuiu para reduzir ocorrências e coibir delitos, garantindo tranquilidade para o público.
Baixo número de ocorrências e quadrilha desarticulada
O relatório da PMSC aponta que, além da redução nos furtos, não foram registrados casos de roubo ou furto de veículos, nem ocorrências graves. A posse de drogas manteve a tendência de crescimento observada nos últimos anos, com 19 registros em 2025.
Outro ponto de destaque foi a prisão de uma quadrilha especializada em furtos de celulares logo no primeiro fim de semana da festa. A ação rápida dos policiais possibilitou a recuperação de quase todos os aparelhos levados, reforçando a eficiência das estratégias de monitoramento.
Referência em eventos seguros
A combinação entre planejamento, tecnologia e integração entre as forças de segurança consolidou a Oktoberfest de Blumenau como um exemplo de gestão eficiente e preventiva. O modelo catarinense de segurança pública em grandes eventos tem sido reconhecido nacionalmente por garantir tranquilidade a moradores, turistas e organizadores — e manter viva a tradição da maior festa alemã das Américas.
Leia também:
- Proposta de novo hino de SC é arquivada na Alesc
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Outros posts Ver todos
21° | Nublado


