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Mindset, o grande x da questão

Atitude, mentalidade, padrão mental, paradigma e crenças são algumas das traduções desta palavra (Foto: Reprodução)

Publicado em 23/06/2016

Você já ouviu falar na palavra mindset? Ela vem se popularizando no meio empresarial e também em marketing digital. Mindset é uma palavra inglesa que possui diversas traduções: atitude, mentalidade, padrão mental, paradigma, crenças. Na PNL (Programação Neurolinguística), entende-se as crenças como um conjunto de pensamentos que governam outros pensamentos.

Segundo a doutora em psicologia Carol Dweck, as crenças afetam fortemente o que queremos e se vamos ou não ser bem sucedidos em conseguir o que queremos. De acordo com a profissional, uma simples crença sobre você mesmo guia uma grande parte da sua vida,  esteja você consciente ou não. 

No livro Mindset: how you can fulfil your potential, Carol define mindset como um conjunto de crenças dividido em dois tipos: o mindset fixo e o mindset de crescimento. No mindset de crescimento, os profissionais gostam de desafios, esforçam-se para aprender e sempre veem potencial para incorporar novas habilidades. 

Já os profissionais de mentalidade fixa, consideram o talento uma qualidade que possuem ou não. Pensam que são sempre do mesmo jeito, acham que não conseguem melhorar os hábitos e pontos fracos. Por exemplo, se ganham x por mês, pensam que não vai mudar e que o esforço é em vão. Agora quem tem omindset de crescimento acredita que consegue mudar a situação. Acredita que é capaz de melhorar em todos os setores e pode superar inclusive seus hábitos, pontos fracos, medos, incertezas. Impactando a si mesmo e aos outros. 

Mentalidade de crescimento

Carol descobriu nas suas pesquisas no mundo corporativo que funcionários de uma empresa com mentalidade de crescimento são: 47% mais propensos a dizer que seus colegas são dignos de confiança; 34% mais propensos a ter um forte sentimento de propriedade e compromisso com a empresa; 65% mais propensos a dizer que a empresa apoia a tomada de risco e 49% mais propensos a dizer que a empresa apoia a inovação. As descobertas indicam também, que as empresas com mentalidade de crescimento têm funcionários mais felizes e uma cultura mais inovadora. E que a liderança e alta gestão podem e devem impulsionar a mudança. E um dos caminhos é acreditar e maximizar o potencial das pessoas. Investindo em treinamentos e reconhecendo a capacidade de crescimento e amadurecimento das equipes. Colaborando, assim, para que as organizações adotem uma mentalidade de crescimento.

Escrito pela coach Aline Senger