00:00
21° | Nublado

Coluna Raul Sartori – 2ª quinzena de setembro/2017

(Foto: Divulgação)

Publicado em 19/09/2017

Privatização

Em outros tempos o simples anúncio de agora, de privatização da Eletrobrás, seria motivo de ruidosas manifestações de rua, acampamentos e “ocupações”  na Eletrosul, em Florianópolis, onde fica uma de suas subsidiárias, com imensa cobertura da mídia. A verdade é que o corporativismo agora tem medo de levar pedradas da população, indignada, e com razão, ao ver o quanto as estatais foram saqueadas, literalmente. E com o conluio deste mesmo corporativismo.

Comparativo

A Zurich Airports, que assumiu recentemente a administração do aeroporto Hercílio Luz e garantiu que o empreendimento será entregue até outubro de 2019, não esconde o nervosismo com seguidos problemas, agora interpostos por burocratas ambientais, na construção do novo acesso. Às vezes omissos, como é agora, noutras caprichosos, no mau sentido. É o pragmatismo e a honestidade suíça enfrentando a malandragem (em todas as suas versões) tupiniquim.

Universidades

Saiu ontem o Ranking Universitário Folha (RUF), da “Folha de S. Paulo”, e a UFSC, no momento sob açoites de um furacão, comparece em 6º lugar entre as melhores do país.  O ranking reúne e classifica 195 instituições, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado de trabalho. Entre as 100 melhores, de SC comparecem ainda a Udesc (43ª), Univali (74ª), Furb (75ª), Unesc/Criciúma (76ª) e Univille (94ª).

Quem é

A delegada da Policia Federal em SC, Érika Marena, que esteve à frente das prisões na UFSC, é notabilizada não só pelo combate severo à corrupção, mas por uma particularidade: não só sugeriu o nome Lava Jato para operação que está botando na cadeia os mais notórios corruptos de toda a história recente do Brasil, como foi uma das principais integrantes da força-tarefa em Curitiba, antes de ser destacada, como uma espécie de promoção, para SC.

Desaforo

A juíza do trabalho Maria Beatriz Vieira da Silva Gubert, da 2ª Vara do Trabalho de São José, validou decisão de empresa pela demissão por justa de operadora de telemarketing que em diálogo com uma cliente, usou tom de desprezo, deboche e expressões de baixo calão. Chega a cantar, conforme gravação anexada aos autos, "Otária, musiquinha pra ti". Além da justa causa foi indeferida a emissão de guias para levantamento do FGTS e habilitação ao programa do seguro desemprego.

Hostil

Raiva, muita raiva do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi o que se percebeu na última audiência pública na Assembleia Legislativa, para discutir a situação das obras do novo acesso ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Convidado, não compareceu. Sempre faz assim, com arrogância e má vontade. Por isso não se sabe seu posicionamento sobre o traçado proposto para um trecho que passaria em área de preservação.

Descrédito

O contribuinte catarinense mais consciente perde o crédito que ainda sobra nas instituições ao saber que não raro o nosso  Ministério Público fica esperando auditorias do Tribunal de Contas do Estado quanto a malfeitos diversos para, só depois disso, agir. Caso contrário, nada acontece. Socorro!

Direito de propriedade

Está para ser julgada no Supremo Tribunal Federal  mais uma arbitrariedade ambiental contra SC. É uma ação direta de inconstitucionalidade em que o governador Raimundo Colombo questiona a lei federal 9.985/2000 e decretos, de 2004 e 2005, que, em ato unilateral, ampliaram os limites dos Parques Nacionais das Araucárias e da Serra do Itajaí e Estação Ecológica Mata Preta,  ofendendo o comando constitucional que exige lei em seus aspectos formal e material, e o direito de propriedade.

Tornozeleira

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou por unanimidade projeto de lei do senador Paulo Bauer (PSDB-SC) propondo que condenados monitorados eletronicamente passem a arcar com o custo da tornozeleira. Caso não haja recurso para votação em plenário, o projeto segue para a Câmara dos Deputados.

 Vigarice

Os prefeitos de SC “selecionados” pela mais que conhecida vigarista União Brasileira de Divulgação para receber, dia 15 passado,  em Recife, o título de “Melhor Prefeito do Brasil” deste ano, são os de Criciúma, Ibirama,  Erval Velho, Irani, Gravatal, Orleans, Canoinhas, Braço do Norte, Vidal Ramos, Tunápolis, Chapecó, Campos Novos, Blumenau, Concórdia, Joinville, Laguna, Belmonte, Curitibanos, Navegantes, Itapiranga, São Ludgero, Schroeder, Bombinhas, Campo Alegre, São José, Balneário Gaivota, Ipira e Mafra.

 Teletrabalho

Implantado experimentalmente em 2014, o teletrabalho se consolidou no Judiciário de SC, com surpreendente incremento da produtividade, aumento da eficiência no trabalho e melhoria da qualidade de vida dos 250 servidores alcançados até agora. Pelo modelo, que já é compartilhado por outros dois tribunais e MP-SC, os servidores, com apoio da informática, executam tarefas diretamente de suas residências.

Tudo dominado

O crime está disseminado até em cidades e regiões que pareciam um paraíso em SC, como o Planalto Norte.  Foi um paraíso. Só na semana passada uma juíza da comarca de Canoinhas expediu 99 mandados de prisão e busca e apreensão referentes a dois processos que apuram a atuação de integrantes de facção criminosa em diversas atividades ilícitas, principalmente o tráfico de entorpecentes.

Soberba 

O senador Roberto Requião (PMDB-PR), notável por opiniões esquisitas, apresentou projeto de lei propondo o fim do tratamento cerimonioso para as autoridades, preservando apenas os termos “senhora” e “senhor”. Foi, lógico, uma resposta à reação de   procuradora da República, chamada de “querida” pelo ex-presidente Lula durante depoimento ao juiz Sérgio Moro, em Curitiba. Pediu “o tratamento protocolar devido”, que seria “excelência”,  “doutora”, “meritíssima”... Arrogância total. Essas pessoas tem que saber que antes de serem autoridades, são pessoas iguais perante a lei, e como servidores públicos devedoras da obrigação de prestar serviço com qualidade, sem demandar tratamento majestoso.

Bestialidade

O TJ-SC confirmou condenação, que somada é de 46 anos e seis meses de reclusão, a quatro homens por estupro coletivo de duas garotas, de 15 e 19 anos, em abril de 2016 em município do Oeste, após o final de baile em zona rural. Em seu voto, o  desembargador Sérgio Rizelo escreveu: "O estupro é a expressão mais odiosa do desprezo pela condição feminina; é um modo de demonstrar o poder do macho brutal que exibe sua bestialidade ao subjugar pela violência".

Controles

Ignorando completamente o bem sucedido modelo de apicultura praticado em SC, em que as caixas de abelhas são levadas para as áreas de fruticultura, para a polinização das plantas, os tecnocratas de plantão inventaram mais uma asneira: exigir Guia de Trânsito Animal (GTA), que já existe para bovinos, caprinos e ovinos, para as abelhas.

 Teimosia

Só pode ser teimosia extremada a atitude de um casal de Florianópolis que após descumprir horário de check-in no aeroporto, não pode embarcar e perdeu conexão que os levaria ao Rio de Janeiro e dali a Lima, no Peru. Amargou três dias no Galeão para embarcar. Tentou ganhar por danos morais e perdeu em todas as instâncias. Queria o que?

Cale-se, senadora

A falastrona senadora catarinense pelo PCdoB do Amazonas, Vanessa Grazziotin, não contava com a atitude firme do ator Vitor Fasano,  que integrou um grupo de artistas que esteve em Brasília para pedir a revogação da exploração mineral em reserva florestal do Amapá. Na reunião com o presidente do Senado, Eunício Oliveira, ela queria criticar as reformas em andamento e o ator, em tom alto, não deixou, impedindo-a de sequer abrir a boca. A reunião acabou no minuto seguinte.

Imagem

Em diálogo com privilegiada fonte, este espaço destacava a atuação de conhecido político catarinense, realçando o fato de não ser corrupto, ao que o interlocutor reagiu afirmando que o eleitor comum perdeu a referência, não medindo mais o político pela sua competência ou liderança, mas sim se é ou não honesto. O que é uma obrigação, simplesmente.

Calendário

Tentativa que se faz há décadas, finalmente chega a bom termo. A Federação Catarinense de Municípios e a Secretaria de Estado da Educação se acertaram quanto à concretização do calendário escolar de 2018, com aulas iniciando nas duas redes dia 15 de fevereiro e fechando o ano letivo dia 15 de dezembro. O recesso de inverno ficará ente 16 e 29 de julho.

Vigilância total

As redes sociais permitem tudo, principalmente a destruição de reputações, como a que se tentou há dias em Tubarão, quando viatura da prefeitura foi fotografada e postada por estar em um motel da cidade. Explicou-se depois tratar-se de uma equipe da Vigilância Sanitária local, que foi ao local a trabalho, e não com outras intenções.

Reconhecimento

Não é comum ver tantos deputados estaduais, como aconteceu nos últimos dias, elogiarem as ações das polícias Militar e Civil do Estado na contenção da quarta onda de ataques a prédios públicos e agentes de segurança. Parece haver certa consciência de que as forças policiais são a última barreira antes do caos social.

Convocação

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da JBS, que tem o deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) entre seus integrantes titulares, ganha mais um ingrediente catarinense. Outro deputado federal do Estado, João Rodrigues (PSD), membro suplente, protocolou seis requerimentos convocando empresários e lideranças políticas para darem explicações, entre eles os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Cipoal

SC tem no momento 42 leis dispondo sobre os direitos das pessoas com deficiência. Em projeto no Legislativo, estão sendo reunidas em uma, que vai facilitar muito a consulta pelas pessoas e entidades envolvidas com o segmento. Depois segue para votação em plenário.

Desonra

Está tramitando no Legislativo estadual projeto do deputado João Amin (PP) propondo ao governo estadual pedir de volta e cassar a concessão da Medalha Anita Garibaldi, em 2010, dada ao então ministro da Integração Nacional, notório corrupto e agora presidiário baiano Geddel Vieira Lima.  A devolução seria um ato de respeito à própria heroína catarinense e a todos os que foram condecorados até agora.

Malversação

Deputado federal por São Paulo, Eduardo Bolsonaro (PSC), comemorou seu 32º natalício em Balneário Camboriú, em julho de 2016. Jantou em um restaurante japonês com amigos e ainda gravou vídeos, mandando recados irônicos para adversários em rede social.  Detalhe, segundo o jornal “O Globo”: sua passagem aérea foi comprada com a cota parlamentar. O voo de volta para São Paulo, a partir de Navegantes, custou R$ 1.427,66.

Exceção

Presidente da poderosa Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, o senador Dário Berger (PMDB-SC) sempre faz questão de destacar, nas entrevistas, que é a primeira vez que se elabora o orçamento com limite de gastos. Não esquece também de lamentar que a medida não seja uma prática inerente ao poder público, sempre pródigo e irresponsável em gastar mais do que arrecada, esperando mágicas de números.

Paradeiro

Queridinha de Anna Wintour, famosa diretora criativa da revista “Vogue” e que inspirou o filme “O Diabo Veste Prada”, a top model brasileira de carreira internacional, Carol Trentini, é mais uma personalidade a fazer de Balneário Camboriú seu lugar de residência fixa no Brasil. É casada há cinco anos com o fotógrafo de moda Fábio Bartelt.

Tempo ao tempo

Estão em banho-maria, na maior brandura e discrição, os entendimentos entre Michel Temer e o PMDB de SC, em torno do “pagamento” pela fidelidade do partido, que o ajudou, em bloco, a livrar-se de ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal. A fatura seria uma diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Há nomes mapeados.

Vidas controladas

Segue para a última comissão, a de Constituição e Justiça, projeto do ex-deputado federal Edinho Bez (PMDB-SC) que permite o trabalho voluntário e gratuito de profissionais vinculados a conselhos de fiscalização profissional. Na prática, a proposta veda os conselhos de tomar medidas punitivas contra aqueles que fizerem trabalho gratuito. As mais comuns envolvem veterinários que utilizam sua própria clínica para atender gratuitamente animais de quem não tem condições de pagar por consultas. Absurdo.

Oração

O Movimento Renovação Carismática Católica, que está comemorando 50 anos de fundação, demonstra que em momentos com tantas manifestações de intolerância, como agora, sua presença só cresce em todo lugar, inclusive em SC, onde conta no momento com mais de 600 grupos de oração.

Aliado

Presidente da Embratur, Vinicius Lummertz tem um aliado forte no Congresso, o também catarinense e senador pelo PMDB de Rondônia, Valdir Raupp, que apoia projeto de lei da Câmara transformando a autarquia em agência independente, o que lhe daria maior autonomia para promover o Brasil no exterior. Como autarquia, fica impedida de firmar convênios com a iniciativa privada ou contratar pessoal no exterior.


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?