00:00
21° | Nublado

Coluna Urbano Salles – 1ª quinzena de novembro/2017

Letícia Pítsica Marques, ladeada pelos avós Savas Apóstolo Pítsica e Vera Cardoso Pítsica, celebrou os 15 anos com uma festa de luxo e glamour que reuniu 200 convidados no Cafe de la Musique (Foto: Ângelo Santos)

Publicado em 07/11/2017

Passaportes carimbados

Habitués da Flórida, Luiz Arthur Bicca Piazza, franqueado do Rei do Mate, e a mulher Denise acabam de voltar de mais uma temporada em Miami e Orlando. Logo na sequência, outra viagem internacional na família: o sobrinho Leandro e a mulher Suzan embarcaram para a África do Sul.

Marilyn na parede

O artista plástico Anderson Rodrigues começa novembro em Nova York de olho no circuito de galerias e points descolados.  A cidade foi o berço criativo de Andy Warhol, ícone da pop art, movimento artístico que permeia a obra do catarinense.

Sol nascente

Marcelo De Luca Dias está estreando nesta primeira quinzena do mês um novo restaurante oriental no mesmo endereço na Alves de Brito onde ele comandava o Kanpai. A casa agora se chama "Dókyo Japan Food & Bar", com destaques como o sushi categoria premium desenvolvido por um chef peruano e uma pegada mais forte nos drinks. O Kanpai do Mirante da Lagoa continua funcionando normalmente, sem mudanças no cardápio e no conceito.

Lições da história

Seis meses depois de lançado, o documentário de longa metragem "Anauê!" será apresentado neste mês pela primeira vez em Blumenau. Dirigido por Zeca Pires, que além de cineasta é coordenador artístico cultural da UFSC, com produção executiva de Maria Emília de Azevedo, o filme revê o nazismo na região e ganha interesse especial num momento em que a intolerância cresce em todo o mundo.

Avenida das placas

Estão chamando a atenção, até demais, as dezenas de novas placas de trânsito colocadas nas últimas semanas na Beira-Mar. Todas em tamanho gigante, elas "traduzem" o que o símbolo significa, causando poluição visual na avenida com suas letras a granel e desprezando o princípio de que, para tirar carteira, os motoristas precisam aprender tudo isso antes de saírem dirigindo pelas ruas. Os Detrans, inclusive, oferecem simulados na internet para quem vai prestar a prova.

Além de interferirem demais na paisagem, algumas das novas sinalizações confundem mais que ajudam e criam riscos desnecessários. É o caso da entrada do Koxixo's, junto à Ponta do Coral, onde há duas placas (redundantes) de 40 km/h, uma de cada lado da estreita passagem. A posição no canteiro à esquerda, junto à avenida, ficou duvidosa. Um turista ou morador desavisado, ao ver a placa, pode imaginar que a brusca limitação de velocidade vale para as pistas da avenida, e não só para o acesso.

Feliz ano novo

Tiago Basso, Rolf Krueger, Thiago Martello e Celso Martello estão na linha de frente dos preparativos para o Réveillon Jurerê 2018, na Arena Jurerê. A festa foi sold out em anos anteriores.

Pedro Henrique completou o primeiro aniversário e ganhou festa dos pais, os fotógrafos Darline e Ângelo Santos (Foto: Luiz Fabiano Santos)

Sorriso perfeito

O cirurgião-dentista e ortodontista Ibrahim Jamil vem se destacando em Florianópolis em matéria de harmonização orofacial, uma especialidade na qual se incluem desde implantes até aplicação de botox. Para se manter em dia com as novidades, viaja a São Paulo com frequência.

Tarde da palavra

Augusto de Abreu anuncia para o próximo dia 17 a primeira "Romaria da Palavra: Movimento Cultural", um encontro de contadores de histórias, poetas, cantores e escritores, com uma tarde de apresentações em quatro locais do Centro (Cinema do CIC, Biblioteca Pública de SC, Museu Cruz e Sousa e Creche Celso Ramos) e na Biblioteca Municipal Prof. Barreiros Filho, no Estreito. Após às 15h30 todos irão se concentrar em Itaguaçu para fechar o evento com o "Sarau da Romaria da Palavra Florianópolis".

Persiana elétrica

A dupla de arquitetas Joana Amin e Flávia Wendhausen vai entrar em 2018 com a agenda recheada de novos projetos residenciais e comerciais. Uma das encomendas mais recentes é o interior do novo apartamento no Itaim de uma cliente nascida na Ilha, de sobrenome famoso, que se mudou para São Paulo com o marido.

 Terceira joia

A WOA Empreendimentos Imobiliários entregou o Sonata Place, terceiro empreendimento do Simphonia WOA Beiramar, na Beira-Mar. Mais de 55% das 61 unidades já foram comercializadas. Para março de 2018 está prevista a inauguração do quarto e último prédio do projeto, o Opera House.

 


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?