00:00
21° | Nublado

Do mar de Florianópolis até nossa mesa
Aproveite o frio que ainda dá tempo de saborear uma tainha fresquinha

Aprenda a fazer uma tainha recheada com ovas para comemorar o almoço de Dia dos Pais (Fotos: Acervo Pessoal)

Publicado em 03/08/2017

Todo ano, aqui em Floripa, temos uma temporada muito especial. Ela normalmente começa em maio com a chegada do frio e termina em final de julho. Já adivinharam de qual temporada estou falando? É fácil, não é mesmo?

É a temporada da tainha. Com a chegada do frio elas vem para a costa em busca de águas mais quentes. Este período, aqui em Florianópolis, é muito importante para a economia local, pois movimenta a pesca artesanal e é comemorado inclusive com uma festa na cidade. A Festa da Tainha é um acontecimento local com eventos de gastronomia, música, folclore e artesanato.

E por falar em tainha, esta semana recebi um presente muito especial. Uma tainha com ovas, enorme e fresca que tinha acabado de ser pescada, bem ali, na sombra da Ilha do Campeche.

Este delicioso presente chegou a mim pelas mãos do próprio pescador, Diego Luís Santos. Vigilante da noite aqui no condomínio onde moro e que pela manhã é pescador artesanal. Ele sai cedinho para o mar, por volta de 6h, e retorna às 14h trazendo os peixes fresquinhos. Pense só que maravilha! Parabéns Diego e gratidão pelo presente.

A receita de como preparei esta belíssima tainha vou dar agora para vocês e já fica como dica de um belo e delicioso almoço para o dia dos pais.

Um ótimo mês a todos e até setembro!

RECEITA

Tainha Recheada com Ovas

Ingredientes

1 tainha
2 ovas
Azeite de oliva
50g de manteiga
2 limões
1 copo de vinho branco seco
Sal
Páprica picante
Açafrão em pó
¼ de pimenta dedo de moça picadinha
Pimenta do reino
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
2 xícaras de farinha de mandioca
6 colheres de sopa  de salsinha picada
2 colheres de sopa de cebolinha verde picada

Modo de Fazer

Depois de limpar a tainha, se preferir retire a cabeça e o rabo. Faça uns furos no dorso  com a faca para penetrar melhor o tempero.

Esfregue um limão no lado de dentro e de fora. Regue com o vinho branco.

Com o sal, a páprica picante, o açafrão, a pimenta picada, azeite de oliva e um pouco de suco de limão faça uma pasta e esfregue em toda tainha. Deixe absorver o tempero por aproximadamente umas duas horas. Utilize aproximadamente uma colher de sobremesa de cada ingrediente da pasta, com exceção do sal que deve ser um pouco menos.

Enquanto isso prepare a farofa de ovas.

Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite de oliva e frites as ovas de um lado e depois do outro. Deixe esfriar, retire a pele e reserve as ovas.

Em uma panela refogue a cebola e o alho com a manteiga, acrescente a farinha de mandioca, as ovas e mexa bem. Tempere com sal, açafrão em pó, pimenta do reino e acrescente a salsinha e a cebolinha. Misture bem e recheie a tainha com esta farofa. Regue com azeite de oliva e leve ao forno aquecido em temperatura de 180° até a tainha ficar macia e dourada.

Você pode colocar na assadeira com a tainha algumas cebolas, pimentões e alho para assar junto. Fica uma delícia. Os sabores se misturam e se complementam.

Sirva a tainha acompanhada de arroz com refogado de pinhão, salada de folhas e a farofa que sobrou do recheio.

Bom apetite!!

 


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?