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Cinto de segurança inteligente estreia no novo SUV elétrico Volvo
Atualizações remotas garantem que o cinto evolua e aprimore a segurança com o tempo

O novo cinto multiadaptável da Volvo utiliza sensores internos e externos para analisar altura, peso e posição do passageiro, adaptando a força do cinto para reduzir riscos de ferimentos. (Foto: Divulgação)

Publicado em 07/06/2025

A Volvo Cars apresentou nesta quinta-feira, 5, aquilo que espera ver como mais um importante capítulo na sua longa história em busca do automóvel totalmente seguro: cintos de seguranças assistidos por inteligência artificial. A tecnologia chegará às ruas já no ano que vem, como item de segurança do EX60, utilitário esportivo elétrico.

O novo cinto de segurança multiadaptável, como define a montadora A montadora de origem sueca e pertencente ao Grupo Geely, utiliza dados em tempo real de sensores avançados internos e externos para atuar de acordo com as variações do tráfego e à pessoa que o utiliza. Leva em consideração, por exemplo, a altura do motorista ou do carona, seu peso, formato do corpo e posição em que está sentada.

Para um ocupante mais alto, será definida uma carga maior no cinto para ajudar a reduzir o risco de ferimentos na cabeça em um potencial acidente mais grave, por exemplo. Se a pessoa for de menor porte e o acidente envolver menor impacto, a carga será reduzida.

Essa capacidade de interpretação do sistema depende de número sensivelmente maior das informações repassadas ao limitador de carga — como direção, velocidade e postura do passageiro —, que gerencia a força aplicada aos ocupantes em caso de acidente.

Graças às atualizações remotas de software, enfatiza a Volvo, a eficiência do sistema melhorará com o passar do tempo e da utilização. À medida que a própria Volvo coleta mais dados, o carro pode aprimorar sua compreensão dos ocupantes, novos cenários e estratégias de resposta.

“O cinto multiadaptável é mais um marco para a segurança automotiva e um ótimo exemplo de como utilizamos dados em tempo real com a ambição de ajudar a salvar milhões de vidas”, afirmou Åsa Haglund, chefe do Centro de Segurança da Volvo Cars, que recorda que o cinto de três pontos foi inventado pela própria Volvo em 1959.

 

 

 

Da redação

Fonte: AutoIndústria

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