00:00
21° | Nublado

Pulse turbina Fiat entre os SUVs
Em dois anos, modelo superou 103 mil licenciamentos desde outubro de 2021

Pulse turbina Fiat entre os SUVs
Pulse alavanca vendas com estratégia comercial ousada e impulsiona imagem da Fiat no Brasil.

Publicado em 23/01/2024

Ele ainda está bem atrás dos SUVs compactos que mais vendem, é verdade. Mas, ainda assim, é inegável a importância — e o acerto — do Pulse para as vendas e a estratégia comercial e de imagem da Fiat no Brasil.

O modelo foi o primeiro representante da marca no segmento de utilitários esportivos, o maior do mercado interno e, por conta disso, fundamental para quem deseja aparecer no topo do ranking de participação de mercado.

A Fiat encerrou 2023 na ponta mais uma vez, com 22% de participação e 475 mil licenciamentos. Mais de 18% do total de automóveis e comerciais leves vendidos, 86,2 mil unidades, foram SUVs: 45,8 mil do Pulse e 40,4 mil do Fastback, lançado um ano depois.

O segmento, assim, já é o segundo maior em volume de vendas da Fiat, perdendo apenas para o de picapes, que representou 36% do total de licenciamentos.

Não é pouco, absolutamente. Afinal, a marca alcançou no ano passado a condição de terceira mais vendida do segmento, com 11% de participação. Isso em pouco mais de dois anos apenas.

Contabilizados todos os licenciamentos desde que chegou ao mercado, em outubro de 2021, até dezembro último, o Pulse já ultrapassou 103 mil unidades vendidas. O irmão mais novo Fastback parece que seguirá trilha semelhante, já que superou 50 mil emplacamentos em apenas 15 meses.

Se a chegada do Fastback foi claramente positiva para a expansão da Fiat entre os SUVs, para o Pulse, em particular, talvez tenha representado uma representativa canibalização.

Em 2022, seu primeiro ano completo de vendas e com somente três meses do Fastback nas lojas, o modelo teve 50,5 mil emplacamentos e apareceu como o 6º SUV mais vendido do País.

Já em 2023, ficou somente na 9ª colocação, com os licenciamentos encolhendo praticamente 10% ante o ano anterior, enquanto o segmento avançou 13%, acima da média do mercado total. Na soma de Pulse e Fastback, porém, a Fiat vendeu 43% a mais na mesma comparação.

Da redação

Fonte: Autoindustria

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045