00:00
21° | Nublado

Procissão Senhor dos Passos reúne 80 mil pessoas em Florianópolis
O final de semana foi marcado pela edição de número 258 da Procissão Senhor dos Passos, em Florianópolis.

 Procissão Senhor dos Passos reúne 80 mil pessoas em Florianópolis
Nos dois dias da tradição, segundo a organização do evento, mais de 80 mil pessoas acompanharam a Procissão Senhor dos Passos. (fotos:Adriana Laffin)

Publicado em 17/03/2024

Na noite de sábado, 16 de março, nem mesmo a chuva, que caiu logo no início do trajeto, afastou a população. O cortejo saiu da Capela Menino Deus, no Imperial Hospital de Caridade às 20 horas e às 21h05 as imagens do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores adentraram na Catedral Metropolitana. Segundo a organização da Procissão, no primeiro dia de evento mais de 35 mil pessoas acompanharam o cortejo.

Já no domingo, 17 de março,  as ruas centrais da cidade foram tomadas por uma multidão de todas as idades, para acompanhar a Procissão. O chamamento para a participação dos jovens e das mulheres foi atendido pela comunidade. Nos dois dias da tradição, segundo a organização do evento, mais de 80 mil pessoas acompanharam a Procissão Senhor dos Passos.

Veja as fotos do caminho da procissão ao longo da cidade:

Procissão seguindo pela Rua Ten. Silveira

 

Já no retorno, pela Rua Conselheiro Mafra

 

A subida da Praça XV, ao lado do Palácio Cruz e Souza, com o mural do poeta ao fundo.

 

Chegada ao largo da Catedral 

 

Procissão seguindo em direção à capela Menino Deus, anexa ao Hospital de Caridade

 

No Sermão do encontro o Padre Valdemar Groh falou sobre os encontros da vida, da busca da paz entre as pessoas e que Senhor dos Passos proteja a humanidade contra as guerras, contra os conflitos e as brigas. “Que proteja a todos para que ninguém atire a primeira pedra ao próximo. Reforçou a doação de Jesus e que se pudermos tirar lições do encontro com Senhor dos Passos é que existem muitas pessoas na vida que precisam de um abraço, de uma mão, de uma força, que sigamos ao encontro dos desencontrados. No caminho do calvário, o encontro deve nos levar a uma conversão de vida, trazer no coração os mesmos sentimentos de Jesus que veio para que o mundo fosse salvo por ele. A vencer as diferenças, as inimizades sociais, pois somos todos irmãos e irmãs. Não deixemos para amanhã o que podemos fazer hoje e construirmos juntos a civilização do amor. Que seja um encontro de solidariedade, assim como mãe e filho que se encontram a caminho do calvário”, entoou.

O governador Jorginho Mello e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, prestigiaram a procissão do Senhor dos Passos 

Outra novidade deste ano foi que o pálio teve uma grande participação feminina, com uma histórica com quatro mulheres: Zena Becker, Adeliana Dal Pont, Carmen Zanotto e Regina Helena Santiago, juntamente com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o governador Jorginho Mello, o Comandante Araújo Gomes e o comandante da Polícia Militar Aurélio Pelozato da Rosa.

O prefeito de Florianópolis destacou a importância da tradição. “Estou presente em todas as manifestações da cidade e com a Procissão Senhor dos Passos não seria diferente. É orgulho pra todo o morador e devoto poder acompanhar pelo menos uma vez na vida essa que é a maior e mais antiga manifestação religiosa do sul do país. Uma demonstração de fé inabalável”, celebrou.

A coordenadora da Procissão, Rita Peruchi, agradeceu a participação de toda a comunidade. “Está foi uma das mais belas Procissões que já realizamos. O povo, lado a lado das imagens, caminhando, orando, agradecendo, mantendo a nossa tradição cada vez mais viva. Todo o caminho do nosso percurso uma multidão acompanhou as imagens. E ele, nosso Senhor dos Passos, merece toda devoção. Que sigamos o que disse Padre Valdemar no sermão do encontro e que não nos percamos e que sigamos todos juntos em um só coro”. 

 

Às 17h40 as imagens chegaram à frente da Capela Menino Deus, quando o arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson, agradeceu a comunidade e foram entoados o Pai Nosso e a Ave Maria, precedendo a entrada das imagens na Capela.

Às 17h48 as imagens já estavam na Capela Menino Deus, onde permanecem até a Procissão de 2025.

O capelão estreante, Ednardo Serafim de Souza destacou que essa foi uma Procissão do agradecimento, das bençãos e das orações. 

O governador do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, ressaltou a força do povo e da tradição que arrastou, mais uma vez, uma multidão aos pés do Senhor dos Passos.

O provedor da Irmandade Senhor dos Passos, Eduardo Dutra da Silva agradeceu o rejuvenescimento da procissão, do compartilhamento das experiências entre as famílias e entre o público das mais variadas idades. “Essa é a certeza de que nossa tradição seguirá viva no ontem, no hoje e no amanhã”, finalizou.

 

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045