Drones monitoram construções ilegais na cidade
 
		
		
		
		O sistema "Monitora", utilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU) de Florianópolis, foi o vencedor do prêmio Connected Smart Cities, entregue na última quinta-feira, 02, em cerimônia online, na categoria "Negócios em Operação". O Sistema desenvolvido pela empresa Horus, é utilizado para fiscalização de obras irregulares e desmatamentos, usando drones, satélite e imagens de inteligência artificial.
Em 2021, foram realizados 1,8 mil voos e confirmadas 573 intervenções na paisagem, mostrando as ocorrências de desmatamento e alterações, e indicando locais de fiscalização. Além disso, o sistema identifica até 40% a mais de irregularidades. Os fiscais da SMDU têm à disposição uma plataforma online que reúne, mensalmente, imagens de satélites. Com inteligência artificial, facilmente identificam-se os pontos críticos que sofreram alteração de uma imagem para a outra e podem significar um desmatamento ou uma construção irregular.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Mattos Jr, ressalta a importância do sistema para as ações de fiscalização feitas no município, “Através desse sistema, nós conseguimos otimizar o trabalho de fiscalização, chegando facilmente em locais de difícil acesso, e conseguindo identificar irregularidades de maneira rápida. Essas ferramentas contribuem também para que os serviços de Florianópolis sejam modernizados e aprimorados. O resultado da premiação reflete o bom trabalho que está sendo feito através da ferramenta.”
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
 
	
	
	
	
	
Notícias relacionadas Ver todas
 
	
	
	
	
	
 
		 21° | Nublado
 21° | Nublado 
							 
							