Floripa celebra tradição das rendeiras e rendeiros
			Evento acontece de 21 a 29 de outubro com oficinas, exposições e apresentações culturais
		
		
		
			 
		
		
		
		A cidade de Florianópolis promove de 21 a 29 de outubro uma série de atividades gratuitas para marcar o Dia Municipal da Rendeira e do Rendeiro. Organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Fundação Franklin Cascaes, o evento valoriza o artesanato local e oferece oficinas, exposições, apresentações culturais, contação de histórias e até um desfile de moda.
Abertura no Largo da Alfândega
A programação começa na terça-feira (21), data oficial da comemoração, às 10h, no Largo da Alfândega. No local, será realizada a Roda de Rendeiras e Ratoeiras, que reúne artesãos e artesãs da cidade. Também acontecerá o Ato Simbólico do Programa Artesanato SC Ouro, além de oficinas de customização, pintura em cerâmica, exposições e apresentações culturais.
Durante o dia, os participantes poderão se inscrever no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e realizar doações de rendas para campanhas sociais, como a AMUCC e o Outubro Rosa. Um destaque especial será a entrega do documento solicitando o Registro de Patrimônio Cultural Imaterial da Renda de Bilro de Florianópolis.
Oficinas e ações em diferentes bairros
Entre os dias 22 e 24 de outubro, as atividades seguem em diversos bairros da cidade:
Quarta-feira, 22 de outubro – 14h: Escola B M Darcy Ribeiro, Rio Vermelho. O programa “Rendando pelo Bairro” promove interação entre gerações com a participação das rendeiras do Centro Cultural do Rio Vermelho.
Quinta-feira, 23 de outubro – 13h às 17h: Centro Cultural do Continente Franklin Cascaes, Coqueiros. A oficina “Bilros e Tradição” permitirá que as rendeiras compartilhem suas histórias e técnicas.
Sexta-feira, 24 de outubro – 14h: Centro Cultural Bento Silvério, Lagoa da Conceição. Haverá oficina de customização com renda, com inscrições pelo email casadasmaquinasccbs@gmail.com.
Encerramento com desfile de moda
O ponto alto da celebração será o desfile de moda “Trama Viva do Território”, que encerra a programação na quarta-feira (29), às 16h, no Centro Multiuso da Pessoa Idosa, no Centro. As peças exibidas foram confeccionadas por rendeiras e rendeiros de diferentes regiões da Ilha, com curadoria do Atelier Mônica Vieira Floripa. Serão apresentadas cerca de 14 peças femininas, 3 infantis femininas e 4 masculinas.
A iniciativa reforça a importância da tradição do artesanato em Florianópolis, promovendo valorização cultural e integração entre diferentes gerações.
Leia também:
- Manezinha Maise leva sabor para reality nacional
Da redação
Fonte: PMF
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
 
	
	
	
	
	
Notícias relacionadas Ver todas
 
	
	
	
	
	
 
		 21° | Nublado
 21° | Nublado 
							 
							