00:00
21° | Nublado

Gestão com alma inspira reflexão sobre propósito e legado
Reflexão aborda como a alma humana influencia decisões, relações e o verdadeiro sentido do sucesso

Gestão com alma inspira reflexão sobre propósito e legado
Em homenagem a um amigo inspirador, Octávio Lebarbenchon reflete sobre propósito, leveza e o papel da alma nas decisões do dia a dia. (Foto: Freepik)

Publicado em 14/10/2025

Hoje quero falar sobre um tema que nos envolve todos os dias, e quero dedicá-lo a um grande amigo que era a personificação da alma de uma criança, cheia de sentimentos e emoções e com uma pureza inimaginável. Este meu amigo, que nos deixou e foi seguir outros caminhos em outra dimensão, me ensinou muitas coisas que quero compartilhar e que nos ajudam muito na convivência do mundo dos negócios.

Trata-se da capacidade que alguns de nós temos em dar sentido pra vida e gerar propósito para que possamos superar os desafios que o mundo nos apresenta.

A alma humana nas tomadas de decisões é o tema básico da nossa conversa de hoje.

Muito se tem dito sobre as técnicas que existem ou as habilidades que temos que ter pra lidar com os problemas do dia a dia, em inglês chamamos de hard skills.

No entanto, está claro também que estas habilidades técnicas podem ser conseguidas com um bom e constante treinamento, que vai nos moldando para atuar em situações de crise.

Lembro que é muito importante a gente treinar estas habilidades, pois nos darão suporte para que nossas ações diárias possam ser executadas.

No entanto, não são estas habilidades, e sim as chamadas soft skills ou habilidades comportamentais que nos referimos aqui.

Aprendi muito com este meu querido amigo a viver uma vida mais leve, com mais alma, com mais liberdade e correndo os riscos naturais a esta escolha.

Esta alma pura de uma criança, muitas vezes nós a negamos por medo, medo dos riscos e consequências que podem nos trazer.

No entanto, esta liberdade da alma plena nos faz mais humanos, mais errantes, mais apaixonados, o que certamente nos leva a um mundo mais leve e solto.

Aprendi muito com este meu amigo, e aqui compartilho com vocês que, durante nossas conversas, lá nos corredores da universidade, ele me dizia: “Professor, vim aqui aprender com o senhor como é ser assim, uma pessoa que consegue avaliar tantas coisas e tomar tantas decisões.” Mal sabia ele que eu me inspirava nele.

Uma vez cheguei a dizer: “Professor, nossas conversas são tão maravilhosas”, e continuava falando: “O professor é a alma desta universidade.”

De uma maneira doce, ele ia conquistando a todos nós, em todos os momentos que vivemos juntos.

Que felicidade tive em conhecê-lo e viver juntos nossas jornadas.

Lidar com pessoas ou a famosa gestão de pessoas é algo complexo, mas ele tornava tudo mais suave, e esta suavidade eu aprendi com ele.

Em um mundo tão cheio de coisas questionáveis, aprendi a errar com um sorriso no rosto.

Me disse, em uma ocasião em que eu iria fazer uma palestra importante e estava bem nervoso: “Professor, seja você mesmo e dê o seu espetáculo. As regras você vai cumprir bem, assim como todos, mas a alma é tua.”

Obrigado por tudo. Eu não poderia deixar de compartilhar com vocês este momento que, ao mesmo tempo, envolve perda, que todos temos e vamos ter, e gratidão, que todos devemos ter.

A vida é um esplendor, é um milagre. Façamos então uma gestão de pessoas com alma, leve e sublime. Dê propósito à sua vida e à vida das pessoas que você cativa.

Ele fez isso. Seu legado nos deixou um aprendizado eterno. As boas técnicas de gestão são fundamentais, mas agir com alma é dar sentido à vida. Que sejamos esta alma brilhante pra nós e para os outros.

O mundo precisa de mais gente como este meu inspirador amigo.

 

Leia também:

- Por que temos medo de reformas, por Vinicius Lummertz

 

 

Para ler outras colunas do empresário Octávio Lebarbenchon  clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Octávio Lebarbenchon

Octávio Lebarbenchon

Empresário, consultor, conselheiro e professor universitário há mais de 30 anos na UDESC/Esag das matérias de negociação, vendas e liderança.


Ver outros artigos escritos?