O que há por dentro de você? Descubra na nova exposição
Mostra internacional com corpos reais retorna a Florianópolis com acervo inédito e nova experiência sensorial

A exposição internacional que impressionou a capital catarinense em 2014 está de volta a Florianópolis. “Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano”, vista por mais de 40 milhões de pessoas em diferentes países do mundo, traz os mistérios da anatomia que sempre provocaram a curiosidade dos seres humanos. A exposição retorna à cidade no dia 20 de maio, no Beiramar Shopping, com inúmeras inovações em seu acervo, proporcionando uma nova experiência ao ver um corpo humano verdadeiro, disposto de forma bonita e educativa.
O acervo da exposição conta com nove corpos reais, em poses inusitadas e numa visão tridimensional da espécie humana, ilustrando os sistemas numa forma dinâmica. São corpos humanos completos e verdadeiros que se doaram em vida para a ciência. Submetidos ao método da plastinação, estarão expostos mostrando as maravilhas que existem dentro do corpo humano. Alguns corpos destacam-se por estarem em posições esportivas, como é o caso da acrobata e do tenista.
A técnica usada na exposição “Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano” é parecida com a usada pelo pintor italiano Leonardo da Vinci, que já realizava dissecação e experimentos em corpos humanos e de animais, visando conhecer os mecanismos e funcionamentos.
Ao longo de diversas galerias, são mostradas cerca de cem espécimes e órgãos com objetivo de que os visitantes conheçam a fundo a estrutura de cada sistema – um mergulho por pele e ossos, dos pés à cabeça. Será possível compreender doenças de uma maneira nova e esclarecer os danos e lesões causados aos órgãos por problemas de saúde, como obesidade, artrite, câncer de mama e tabagismo, por exemplo. Espécies de animais também estarão expostas, trazendo um fator ainda mais intrigante à mostra: nossas semelhanças e diferenças. Além dos corpos humanos e animais, uma sala imersiva recebe os visitantes com imagens criadas exclusivamente para a exposição.
Entre os itens à mostra, quem visitar a exposição poderá conferir o corpo dissecado que aparece em uma cena do filme 007 – Cassino Royale (2006), gravada em Praga, na República Tcheca, e que tem como protagonista o ator Daniel Craig.
“A mostra proporciona um entendimento único dos sistemas e funções do nosso corpo de maneira prática e objetiva. Tudo o que se estuda sobre a necessidade de alimentação saudável, exercícios físicos e outros procedimentos visando qualidade de vida estão ali, bem diante de nossos olhos – a exposição é uma grande homenagem ao bem mais precioso que temos, a vida!”, relata Lúcio Oliveira, diretor da Smart Mix, Brasil, uma das produtoras da exposição.
O gerente de marketing do Beiramar Shopping, Carlos Pamplona Jr, se orgulha de trazer a exposição mais uma vez para a cidade. “Esta exposição representa um marco para o Beiramar Shopping. Além do entretenimento, seu caráter educativo proporciona grande aprendizado aos visitantes. A primeira edição, em 2014, foi um sucesso, despertando grande curiosidade em nossos clientes. Esperamos que esta edição repita o êxito, cativando tanto o público habitual do shopping quanto novos visitantes interessados no corpo humano”.
A exposição é uma realização da Smart Mix, Brasil e a produção é da Orth Produções de Florianópolis. Com início no dia 20 de maio e funcionará de segunda a sábado das 14h às 21h, e DOMINGOS e FERIADOS das 12h às 19h. A exposição ocupará um espaço de área coberta instalada de cerca de 855m², no G3, no Beiramar Shopping. Os ingressos custam a partir de R$40 e estão disponíveis em uhuu.com.
O que é Plastinação? A plastinação é um método criado pelo médico alemão Gunther Von Hagens, e realizado desde 1970, em que o espécime é dissecado e submergido em acetona para extrair todos os líquidos corporais. Depois é colocado em um banho de polímero de silicone e vai para uma câmara a vácuo - que substitui a acetona pelo polímero até o nível celular mais profundo. Ao endurecer, a substância deixa o corpo em estado de preservação permanente, com duração infinita. O processo de plastinação de um corpo inteiro chega a demorar um ano – o de um pequeno órgão leva uma semana. Só recentemente, em 2007, o material resultante da técnica ficou disponível para o público, promovendo uma oportunidade única para o aprendizado através do visual.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
