00:00
21° | Nublado

Toca da Pantera ganha vida nova no Sul da Ilha
O antigo Campo do Zaire foi totalmente transformado em um centro comunitário com campo, salão de eventos, parque infantil e estrutura acessível

O antigo Campo do Zaire foi transformado em um centro completo de lazer e convivência, com campo de futebol, parque infantil inclusivo, salão de eventos e estrutura acessível. (Foto: Leonardo Sousa)

Publicado em 16/05/2025

Neste sábado (17), às 9h, será inaugurado um novo espaço dedicado ao lazer e à prática esportiva no Sul da Ilha. O terreno popularmente conhecido como “Campo do Zaire”, localizado às margens da Rodovia Francisco Magno Vieira (SC-405), ao lado do número 2.179, foi transformado no Complexo Esportivo Toca da Pantera, em uma obra conduzida pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.

O local, que há anos servia à comunidade como campo de futebol, agora conta com uma área de 7.133,48 m² de grama natural, cercada por alambrado com rede de fio de seda, traves em aço galvanizado, redes de nylon e arquibancadas em concreto — preservando a tradição esportiva do espaço. Para maior comodidade dos usuários, também foi construído um bloco com 106,94 m² que abriga cinco vestiários (quatro para os times e um para arbitragem), todos com sanitários acessíveis e chuveiros, além de um depósito de materiais.

A estrutura, no entanto, vai além do futebol. O complexo foi planejado para atender toda a população. Um segundo prédio de 129,02 m² inclui salão de eventos, sala administrativa, sanitários — incluindo um adaptado — e área de armazenamento. A proposta é transformar o local em um centro comunitário multifuncional, acessível a todos.

No entorno, a área também foi equipada para atender o público infantil. Um parque com 124,55 m², cercado por gradil metálico com portão, oferece segurança e inclusão, com brinquedos pensados para crianças com deficiência, como carrossel acessível, gangorra tripla, escorregadores e escada horizontal. O piso em areia ajuda na acessibilidade e conforto durante o uso.

Complementando a infraestrutura, o espaço conta ainda com um pátio de 188,52 m², calçadas, paisagismo com áreas verdes e canteiros, além de bancos, mesas de concreto e estacionamento com 28 vagas — sendo duas reservadas para pessoas com deficiência e duas para idosos. Toda a iluminação do campo e das instalações é feita com refletores de LED de 1.200W, garantindo visibilidade e segurança também no período noturno.

Com um total de 9.311,45 m², o Complexo Esportivo Toca da Pantera foi executado pela empresa Conquistar Serviços e Construção Ltda – ME, com obras que incluíram terraplanagem e drenagem. O investimento da prefeitura na iniciativa foi de R$ 2,26 milhões.

 

 

 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI