00:00
21° | Nublado

Faltam 10 dias para o 2° turno em Florianópolis

No total, 11.411 mesários atuarão nos três municípios onde terá segundo turno (Foto: Divulgação)

Publicado em 20/10/2016

 

Faltam apenas dez dias para o segundo turno das Eleições Municipais de 2016 e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina está finalizando os últimos detalhes para que os 918.979 eleitores das cidades onde haverá segundo turno - de Florianópolis, Joinville e Blumenau -possam escolher seusprefeitos.

O segundo turno acontecerá no domingo (30). A votação ocorrerá das 8h às 17h. A expectativa da Justiça Eleitoral é que a totalização dos votos aconteça até as 19h30.

Nos três municípios, a identificação do eleitor será biométrica.Segundo a Corregedoria Regional Eleitoral, a biometria confere mais segurança para o processo eleitoral, pois a identificação do eleitor será feita pela digital e isso diminuirá os riscos de qualquer equívoco ou tentativa de fraude nas eleições.

No primeiro turno, o voto pela biometria durou, em média, 44 segundos. A expectativa é de que, como no segundo turno a votação será somente para prefeito, a duração média do voto seja ainda menor.

Leia também:

Como discutir política no ambiente de trabalho sem criar conflitos

Candidatos à Prefeitura da Capital respondem questionário do Imagem da Ilha 

A entrega das urnas, que serão utilizadas no dia 30 de outubro, aos locais de votação acontecerá no dia 29 de outubro. No total, 3.666 urnas serão utilizadas em Florianópolis, Blumenau e Joinville.

Os seis candidatos que concorrerão ao segundo turno estão com os registros de candidaturas em situação regular perante à Justiça Eleitoral. Em Florianópolis, a disputa será entre Gean Loureiro (PMDB), que teve 40,39% dos votos válidos, e Ângela Amim (PP), que alcançou 24,57%.

No maior colégio do estado, Joinville, Udo Dohler (PMDB), com 45,01% dos votos válidos, e Darci de Matos (PSD), com 27,53%, foram para o segundo turno. Por fim, Blumenau também escolherá o seu novo prefeito, entre Napoleão Bernardes (PSDB), que recebeu 44,81% dos votos válidos, e Jean Kuhlmann (PSD), que obteve 35,06%.

 

 

Da Redação