Dicas de vinhos para harmonizar com bacalhau, peixes e chocolate
A sommelière da Wine indica vinhos brancos, rosés, tintos leves e de sobremesa para a data

A Páscoa é uma celebração de renovação, união e momentos especiais em torno da mesa. O domingo de Páscoa é marcado por tradições que aquecem o coração: o aroma do almoço perfumando a casa, risadas espalhadas pelo ambiente e taças erguidas para brindar à vida. Para tornar essa experiência ainda mais memorável, a escolha do vinho certo é essencial. A sommelière Sthephani Mercado, da Cantu Grupo Wine, reuniu sugestões que harmonizam perfeitamente com os pratos tradicionais da data, como bacalhau, outros tipos de peixe, assados e até chocolate.
Bacalhau à Brás ou Bacalhau com Natas
Para a sommelière, este prato combina bem com um vinho branco com boa acidez e estrutura. A indicação é o espanhol Mar de Frades Albariño, com acidez vibrante e notas cítricas, um Albariño que contrasta harmoniosamente com a cremosidade do prato, proporcionando um paladar equilibrado e refrescante.
Bacalhau à Lagareiro
Para acompanhar um lagareiro, que leva muito azeite e alho, a escolha perfeita é um branco encorpado ou tinto leve. A sugestão é o chileno Ventisquero Grey Chardonnay ou Ventisquero Reserva Pinot Noir. O Chardonnay barricado realça a untuosidade do azeite, enquanto o Pinot Noir, com sua leveza e elegância, é uma excelente opção para quem prefere tintos sem sobrecarregar o prato.
Cordeiro assado com ervas
Há quem opte por pratos assados de carne, como cordeiro com ervas e pra ele um vinho tinto encorpado, com boa acidez e taninos macios combina perfeitamente. O chileno Escudo Rojo Gran Reserva é ótimo para harmonizar por sua estrutura e complexidade desse corte bordalês que são ideais para acompanhar a intensidade do cordeiro, equilibrando sabores e tornando cada garfada mais marcante.
Peixe grelhado com legumes
O peixe grelhado com legumes é uma opção mais leve e combina bem com um branco bem fresco ou um rosé mais gastronômico. Para acompanhar, a sugestão é o argentino de Susana Balbo Signature Rosé ou o espanhol Mucho Más Branco. Ambos trazem frescor e acidez suficientes para harmonizar com a leveza do peixe e realçar os sabores dos legumes grelhados.
Risoto de Camarão com Limão Siciliano
Um vinho branco estruturado como o francês Albert Bichot Petit Chablis é a combinação ideal para esta iguaria. A acidez do limão siciliano e a suculência do camarão pedem um Chablis fresco e elegante, que realça as notas cítricas e adiciona cremosidade ao conjunto.
Chocolate ao leite e sobremesas cremosas
Entre as opções de sobremesa no almoço de Páscoa, o chocolate não pode faltar à mesa e a experiência fica ainda melhor com a harmonização adequada. Para um chocolate ao leite, o português Vinho do Porto Ruby traz os aromas de frutas vermelhas que combinam perfeitamente com chocolates mais adocicados e sobremesas cremosas.
Chocolate meio amargo
Já para sobremesas elaboradas com chocolate meio amargo, o português Porto Tawny 10 anos traz uma combinação bem sofisticada com notas de frutas secas e especiarias. Esse Porto Tawny equilibra o amargor do chocolate meio amargo.
Da redação
Fonte: Wine
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
