00:00
21° | Nublado

Decoração para o fim de ano vai além do que você imagina
Tendências para 'Mesa Posta' e 'Flores Permanentes' atraem consumidores para criar memórias afetivas

Elementos naturais e a busca por personalização estão entre os destaques na decoração de Natal e Ano Novo, proporcionando ambientes únicos e cheios de significado. (Foto: Divulgação/Copa&Cia)

Publicado em 11/12/2024

O mercado de decoração está em alta no Brasil, impulsionado pelas festas de fim de ano e pela crescente valorização de ambientes internos mais sofisticados e acolhedores, para criar mais memórias afetivas. Segmentos como o de “flores permanentes” e “mesa posta” ganham destaque, atendendo a um consumidor cada vez mais atento a tendências e soluções práticas.

“Nos últimos anos, há uma demanda crescente por produtos que oferecem um toque de exclusividade e personalização, com consumidores buscando decorações de alta qualidade, experiências diferenciadas e um forte apelo visual’, diz Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa. 

No campo das flores e plantas permanentes, um mercado global de flores de US$ 2,19 bilhões em 2023, segundo o Business Research Insight o aumento da procura no Brasil reflete a busca por conveniência e o apelo estético. “A praticidade dessas peças tem conquistado os consumidores em função do baixo custo de manutenção e da alta durabilidade, características fundamentais em tempos de rotina acelerada”, explica Emerson Moschen, diretor comercial da SMO Importadora. De acordo com dados de pesquisa, esse mercado deve atingir US$ 3,21 bilhões até 2032.

O fim de ano também reforça tendências específicas, como o uso de tons terrosos e elementos naturais em projetos de decoração, além das vantagens de peças como placas de grama e samambaias pendentes, que se integram tanto a ambientes internos quanto corporativos. De acordo com Moschen, “itens gráficos para jardins verticais e composições que simulam o natural estão em alta, atendendo às particularidades de diferentes regiões do país”

Outro setor que tem demonstrado vigor é o de “mesa posta’, cujo crescimento está relacionado diretamente com as mudanças culturais. A busca por experiências mais acolhedoras à mesa, intensificadas no período da pandemia, fortaleceu o mercado, hoje um dos mais promissores no ramo de decoração. Daniela Poffo, coordenadora de marketing da Copa&Cia, prevê um aumento de 25% nas vendas para o final do ano. Ela destaca que “a mesa posta se tornou um símbolo de cuidado e celebração, evidenciando o desejo dos consumidores de investir em composições cada vez mais elaboradas” .

As tendências de mesa posta para as celebrações de Natal e Ano Novo também acompanham o momento: os estilos naturais e tradicionais se destacam, com louças brancas e elementos rústicos, enquanto o lúdico atrai por meio de temas decorativos como gnomos e renas. Gustavo Destefano, diretor executivo da Alleanza Cerâmica, enfatiza a importância da experiência na escolha dos produtos, afirmando que o consumidor valoriza peças que aliam design, funcionalidade e apelo emocional.

Segundo levantamento da ABCasa, o mercado como um todo demonstra resiliência e se beneficia de novos comportamentos do consumidor, que busca renovar constantemente o lar e valorizar momentos especiais. Para o diretor executivo da associação, Anderson Passos, este período é essencial para o segmento: “As festas de fim de ano consolidam tendências e ampliam as oportunidades para o setor de decoração. Além disso, há uma valorização crescente de peças versáteis, que podem ser reaproveitadas e elementos que evocam memórias afetivas, como itens artesanais e personalizados. Esses movimentos reforçam o desejo do consumidor por composições que tenham estética e significado, transformando o ambiente em um espaço de celebração e conexão”.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI